Resíduos Sólidos

RESÍDUOS SÓLIDOS E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS

Hoje participei de uma palestra sobre resíduos sólidos, na cidade de Maraial- PE- foi muito bom, pois o palestrante o senhor Luiz Calado, da UFPE, deu uma grande aula sobre este tema que esta em alta.  Precisamos se unir e conscientizar para melhorar o nosso planeta, pois a cada dia a população vem crescendo, elevando assim o aumento da produção de lixo. Se pararmos um pouco para analisar os impactos negativos que os resíduos sólidos causam para a população, iremos percebe a grande importância da coleta seletiva, o reaproveitamento dos resíduos sólidos recicláveis.  
São múltiplas as soluções para que os impactos socioambientais dos resíduos sólidos diminuam, a concepção e o aperfeiçoamento de aterros sanitários é apenas um exemplo de uma solução que pode dar certo se utilizada de forma legal, respeitando os princípios básicos para que os resíduos não interfiram o ecossistema e as pessoas. Mas esta é uma iniciativa que deve ser empregado pelo povo, antes mesmo do Estado poder realizar melhorias para um tratamento      correto destes resíduos sólidos.   


Só para termos uma ideia, confira a lista do tempo de degradação dos seguintes materiais:

Pneu - tempo de degradação indeterminado
Cerâmico - tempo de degradação indeterminado
Aço tempo de degradação de 200 a 100 anos
Embalagem PET - tempo de degradação de mais de 100 anos
Sacos e sacolas plásticas - tempo de degradação de mais de 100 anos
Partes de equipamentos metálicos - tempo de degradação de cerca de 450 anos

As implicações do manejo errado dos resíduos sólidos são enormes, entre elas: doenças, poluição do solo, poluição do ar, poluição da água, entupimento das redes de drenagem, enchentes, degradação ambiental, depreciação imobiliária e a transmissão de doenças.
Vamos então se conscientizar para preservar o meio ambiente.
No entanto, devemos plantar outras mudas e arborizar o meio ambiente, por que é o planeta onde vivemos e necessitamos dele para sobreviver. Então, temos que ajudar o meio ambiente jogando lixo no lixo, acabando com as queimadas, com a poluição das águas dentre outras coisas. Se cada um fizer a sua parte estaremos contribuindo por um planeta mais vivo e pensando nas futuras gerações.
Portanto, devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude. Não custa ajudar preservar, se cada fizesse a sua parte, a situação estaria um pouquinho melhor.

  Fotos: Google pesquisas           

                        Reciclar é preciso